A devoção a Santo Antônio é uma das mais conhecidas e praticadas no Brasil e no mundo. Ele é conhecido popularmente como “santo casamenteiro”. Porém, sua vida e obras deixam claro que ele foi muito mais. Foi um dos maiores pregadores da história e recebeu o título de Doutor da Igreja por causa de seus escritos. É o protetor das mulheres estéreis, dos viajantes, dos pedreiros, dos pobres e dos padeiros. Também é intercessor quando precisamos encontrar alguma coisa perdida. Foi ainda homem de grande caridade para com os pobres e necessitados.
A fama de casamenteiro fixou-se em Santo Antônio porque ele ajudou uma jovem noiva que queria se casar, mas sua família não tinha dinheiro para dar o dote, como era o costume na época. Santo Antônio a abençoou e lhe de um bilhete. Este bilhete era endereçado a um comerciante da cidade e pedia que ele desse à moça tantas moedas de prata quanto pesasse o papel do bilhete. O comerciante aceitou, sabendo que o papel não pesava nada. Porém, ao colocá-lo na balança, foram necessárias 400 moedas de prata para que a balança se equilibrasse. Então o comerciante se lembrou que devia 400 moedas a Santo Antônio. Ele deu o dinheiro à moça e ela se casou.
Santo Antônio é representado com o Menino Jesus no colo porque, em vários de seus momentos de oração, o menino Jesus lhe aparecia e o santo o pegava no colo. Esses momentos eram descritos como os do mais profundo amor, paz e presença do céu.
Tela Santo Antônio I do artista Lucas Lourenço - Acrílico Sobre Tela
MEDIDAS
Largura: 25 cm
Altura: 30 cm
Profundidade: 2 cm
Zilá Spasso da Arte CNPJ: 02.682.824/0001-14 Endereço: Rua 13 de Maio, 877 salas 311/312 Bairro São Bento Bento Gonçalves/RS CEP: 95703-154